• Horários

    HoráriosX

    Segunda06:00 - 22:00

    Terça06:00 - 22:00

    Quarta06:00 - 22:00

    Quinta06:00 - 22:00

    Sexta06:00 - 21:00

    Sábado08:00 - 13:00

    Domingos e feriadosFechado

  • (11) 4587-9306
  • Endereço

    Entre em contato conosco!X

    EndereçoRua Maestro Farina, 441
    Vl. Progresso - Jundiaí - SP

ARTIGOS

Começar a nadar desde bebê: cuidado com a saúde desde pequenino

Por : Profª Paula Carmona Borelli
Professora de Educação Física (ESEF Jundiaí)/ Especialista em Fisiologia do Exercício (UNICAMP)
Cref: 039228-G/SP

As crianças devem, desde muito cedo, ser estimuladas a se exercitar e praticar atividades físicas, para criar bons hábitos de vida e se desenvolverem plenamente em todos os aspectos. E a melhor atividade para os pequeninos sem dúvida é a natação, que não tem contra indicação e pode ser realizada a partir dos 06 meses de idade.

Os benefícios são muitos: físicos (desenvolve a parte motora, equilíbrio agilidade, sistema cardiorrespiratório,etc), cognitivos (estímulos proporcionados pelas atividades) e afetivos ( presença da mãe, criação de laços com outras crianças e adultos, auxiliando na formação da personalidade e inteligência da criança.). O contato da criança com a água morna também proporciona muitos momentos de prazer e estímulos no sistema sensório-motor, sendo um elemento rico por si só.

As aulas são realizadas em aspecto lúdico, onde a música, as cores e texturas estão sempre presentes. Também,o contato dos bebês com diferentes pessoas enriquece seu desenvolvimento. O objetivo principal desta prática não é o esporte natação, já que movimentos específicos da modalidade não são exigidos. Pelo contrário, o que se quer é proporcionar aos bebês e aos pais momentos de descontração, aproximação, ambientação e soltura no ambiente aquático.

Durante a aula o contato corporal e visual entre os pais e bebês, o contato dos bebês com a água e as atividades propostas e adequadas a faixa etária, fazem com que eles se desenvolvam e criem um domínio e conforto extremo com o meio líquido, deixando as crianças soltas e preparadas para novos desafios.

Movimentos em decúbito ventral (barriga para baixo), decúbito dorsal (barriga para cima), imersões, saltos, movimentos de pernas e braços, deslizes, tudo isso e muitas outras atividades são trabalhadas com muita música, descontração, brinquedos apropriados para a faixa etária, piscina com água morna e tratamentos de ozônio, professores especializados estão na UNIEF,que há mais de 30 anos, é uma escola de natação que ensina a nadar desde os primeiros anos de vida, estimulando bons hábitos de vida e cuidando da saúde das crianças.