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ARTIGOS

Musculação na terceira idade

Há tempo notamos uma diferença de publico dentro das salas de musculação, onde entravamos uma população na sua grande maioria formado de jovens preocupados em ganhar músculos com fins estéticos, encontramos praticantes numa faixa etária um pouco mais avançada, a dita terceira idade.

E a explicação para este fenômeno é muito simples, o treinamento com pesos contribui muito para a melhora da saúde e qualidade física na melhor idade. Exemplificando melhor estes benefícios, com o passar dos anos existe um decréscimo da massa magra, em conseqüência, ocorre um aumento da gordura corporal, esta ação ocorre porque nosso taxa metabólica cai, resultando em uma menor utilização de energia, e um maior acumulo de gordura corporal. Desta forma a musculação ajuda na manutenção da composição corporal.

Outros aspectos importantes são, a manutenção da força e flexibilidade, contribuindo assim para equilíbrio, diminuindo a possibilidade de eventuais quedas.

Melhora a densidade óssea, a postura, e o alinhamento corporal, diminuindo as dores articulares em ombros, joelhos, cotovelos e principalmente coluna vertebral.

Atenua significativamente sintomas de doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão arterial, depressão, melhorando a auto estima, autonomia e convívio social.

Prof. Alessandro Grasson – CREF 040025-G/SP