Rosemary Ruano Dallemole (CREF.01286)
Professora de Natação para Bebês e Hidroginástica na UNIEF
A natação durante a infância, proporciona inúmeros benefícios ao bebê, que vão desde físicos, sociais, orgânicos, recreativos, terapêuticos, aumentando sua coordenação motora, resistência muscular e cardiorrespiratória, além de passar a ter noções de tempo e espaço, pois será preparado neurologicamente e psicologicamente para o autossalvamento e defesa contra afogamentos, pois a aprendizagem trás conhecimento e adaptação do bebê ao meio líquido, facilitando assim sua busca por apoios, bloqueio da glote sempre que o rostinho entrar em contato com a água e o respeito por entrar na água somente quando for pedido.
Durante as aulas de natação as capacidades motoras devem ser desenvolvidas através de atividades lúdicas e recreativas, podendo ser utilizadas metodologias como brinquedos cantados, estimulação passiva, dentre outras. Durante as aulas devemos impor novos desafios e dificuldades, respeitando os princípios do treinamento, para que os estímulos sejam suficientes para promover melhor as capacidades motoras.
Normalmente, as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os três anos de idade. Desta forma, a criança tem condições de aprender com segurança, confiança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso. É a inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor. Este contato é de extrema importância para o desenvolvimento sócio-afetivo. As aulas de natação possuem menor duração (entre 30 a 40 minutos), uma vez que o sistema termorregulador do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser menor, o que tornará cansativa as atividades com grande tempo de duração.
As músicas usadas nas aulas de Natação para Bebês e acompanhadas por movimentos direcionados à melhoria de coordenação motora, memorização e aprendizagem dos fundamentos, como mergulho, flutuação, batimento de pernas e braços, etc.
Favorece a adaptação e segurança ao meio líquido, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, sobrevivência aquática, domínio da respiração, proporcionar a estimulação psicomotora de acordo com o desenvolvimento motor da criança através das técnicas da natação e atividades lúdicas.
Favorece a adaptação ao meio líquido com segurança, promover estímulos psicomotores (afetivos, cognitivos, motores e sociais) de acordo com a idade cronológica. Aprendizagem das técnicas rudimentares da natação e atividades lúdicas como mergulhos, saltos, flutuação, formas de respiração aquática e deslizes e sobrevivência aquática.
O trabalho de preparação para o aprendizado dos 4 nados é equivalente ao que muitos chamam de adaptação.
Favorecer a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras no meio aquático. Aprendizagem das técnicas de natação como braçadas, pernadas, respiração e coordenação dos estilos (crawl, costas e peito), aprendizagem rudimentar do estilo borboleta e atividades lúdicas para o aprendizado psicomotor como mergulhos, saltos, flutuação, respiração, deslizes, propulsão e competição.