• Horários

    HoráriosX

    Segunda06:00 - 22:00

    Terça06:00 - 22:00

    Quarta06:00 - 22:00

    Quinta06:00 - 22:00

    Sexta06:00 - 21:00

    Sábado08:00 - 13:00

    Domingos e feriadosFechado

  • (11) 4587-9306
  • Endereço

    Entre em contato conosco!X

    EndereçoRua Maestro Farina, 441
    Vl. Progresso - Jundiaí - SP

ARTIGOS

PORQUE QUEM É DIABÉTICO DEVE PRATICAR UMA ATIVIDADE FISICA

Tanto se conhece e se fala hoje em dia dessa doença, então, vou resumir aqui o que é a Diabetes Mellitus. É uma doença crônica causada pela deficiência na produção de insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio. Existe a Diabetes tipo I em que o pâncreas não produz mais a insulina e a Diabetes tipo II em que a produção de insulina pelo pâncreas é baixa. Também existe a Diabetes Gestacional onde os níveis de açúcar no sangue da gestante é alto. Também devemos lembrar o Pré-Diabetes onde o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como Diabetes Tipo II.

Sabidamente o exercício físico feito de maneira regular e bem orientado é hoje o principal fator na prevenção de diversas doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, osteoporose e diabetes.

Mesmo para aqueles que já desenvolveram tais doenças, a atividade física em algum momento da evolução do paciente vai fazer parte do tratamento.

Especificamente na prática de atividade física por uma pessoa portadora do Diabetes, o exercício físico aumenta a ação da insulina no organismo, melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, diminui a glicose no sangue fazendo com que muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados sejam reduzidas e ajuda a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins, coração. Ao longo prazo, o Diabético praticando uma atividade física, pode sentir melhora nas funções cardiorrespiratórias, força, resistência física e auto estima.

Dá-se preferência aos exercícios aeróbicos, aqueles que podem ser mantidos por um período de tempo relativamente longo e que movimentam grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços. São exemplos destes exercícios a caminhada, natação, hidroginástica, corrida e ciclismo. Esses exercícios melhoram a respiração e consequentemente a oxigenação e o condicionamento físico, favorecendo a queima de glicose e gordura no organismo.

Para um Diabético que queira iniciar uma atividade física, o primeiro passo é marcar uma consulta com o médico para avaliar se ele está apto a realizar atividades físicas. Depois do aval do médico, é importante encontrar um profissional de educação física com experiência no trato com Diabéticos.

Profª Rose Ruano                                                                              

         Personal Trainer, apta para prescrição e acompanhamento de exercícios físicos para Diabéticos.

CREF. 01286-G