• Horários

    HoráriosX

    Segunda06:00 - 22:00

    Terça06:00 - 22:00

    Quarta06:00 - 22:00

    Quinta06:00 - 22:00

    Sexta06:00 - 21:00

    Sábado08:00 - 13:00

    Domingos e feriadosFechado

  • (11) 4587-9306
  • Endereço

    Entre em contato conosco!X

    EndereçoRua Maestro Farina, 441
    Vl. Progresso - Jundiaí - SP

ARTIGOS

A importância das atividades lúdicas nas aulas de natação para crianças

A atividade lúdica é um meio de expressão fundamental para as crianças e pode ser um grande recurso pedagógico, por meio da brincadeira, a criança estará aprendendo e aperfeiçoando seu desenvolvimento motor, quando os alunos estão motivados e sentem prazer pela prática, à freqüência nas aulas se mantém constante e só há faltas quando realmente é preciso.

O jogo está vinculado ao divertimento (prazer e alegria) e independentemente da cultura, da época e classe social, as atividades lúdicas fazem parte da vida da criança, presente na formação do pensamento e na descoberta de si, aprendendo através de jogos e brincadeiras, é considerada como um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto, reconhecido como uma das atividades mais significativas para as crianças.

O elemento lúdico nas aulas de natação para crianças pode favorecer aulas mais criativas e espontâneas, facilitando a aprendizagem através do prazer pela prática, proporcionando ao professor maior facilidade de motivar a prática da natação de forma regular.

As atividades lúdicas na relação pedagógica em meio líquido alcança uma dimensão humana que vai além do simples entretenimento ou como recompensa por cumprimento de tarefas durante as aulas de natação, ele possibilita desvelar emoções e sensações, assim como aspectos relacionados à afetividade. Podemos observar que na aplicação da ludicidade nas aulas de natação, os alunos têm o foco de atenção direcionado para a atividade proposta, retendo assim maior tempo de atenção e uma melhora significativa da técnica aprendida.

Referencias:

SCHAWARTZ,Gisele Maria; FREIRE, Maria. O papel do elemento lúdico nas aulas de natação. Revista Digital, Buenos Aires, Ano 10, nº 86, Julho de 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com. Acesso em: 25 out. 2011.

DURAN, M. Aprendendo a nadar em ludicidade. São Paulo: Phorte, 2005.
SELAU, B. O comportamento lúdico infantil em aulas de natação. Revista Movimento, Porto Alegre, ano 7, n. 13, p. 52-60, dez 2000.

Prof.Janaína Souza Cascaioli